segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aguenta mas é a tua tia

Fernando Ulrich, presidente do BPI, é muito frontal e diz sempre o que pensa. No dia em que anunciava um lucro de €250 milhões esclareceu a sua polémica frase de "ai aguenta aguenta" de Dezembro. E disse mais "se a Grécia aguenta uma queda do PIB de 25% os portugueses não aguentariam porquê? Somos todos iguais ou não?" E acrescentou "se você andar aí na rua e infelizmente encontramos pessoas que são sem abrigo, isso não lhe pode acontecer a si ou a mim porquê? Isso também nos pode acontecer. E se aquelas pessoas que nós vemos ali na rua, naquela situação a sofrer tanto aguentam porque é que nós não aguentamos? Parece-me uma coisa absolutamente evidente."
Ora bem, a mim parece-me evidente que a arrogância e a prepotência de Ulrich só é possível graças aos contribuintes, aos trabalhadores, aos que entretanto ficaram desempregados, e à mãozinha do Estado que lhe ampara o rabo. Mas na sua verborreia, Ulrich não disse que o BCE lhe empresta dinheiro a taxas de juro de 1% e que depois é investido na dívida pública portuguesa com taxas de juro de 3%. E que só assim é possível ter apresentado os lucros que apresentou. E que quem paga a diferença são os contribuintes. E que o Estado já enterrou mais de €5 mil milhões na banca. E que a banca não empresta esse dinheiro disponibilizado para linhas de crédito às empresas. E que ficou com esse dinheiro para se recapitalizar e agora continuar a pagar bónus milionários e a obter dividendos usurários à custa dos do costume...
Porque é que o deus da finança, sentado no seu olimpo, olhando os sem abrigo de cima para baixo não se pergunta 'como é que esta gente aguenta?', ou então 'porque é que o PIB português há de cair 25% como o da Grécia?' ou ainda 'porque é que os portugueses hão de continuar a pagar os roubos da banca?' ou 'se o BPI ou o BANIF falirem e eu for preso, os portugueses aguentam?'... Eu respondo, aguentam, aguentam...

Sem comentários: