sábado, 21 de junho de 2014

Hermano, que te puedo yo decir?

- Deixa lá, vais ver que ficas melhor.
Afinal de contas está bom de ver que não vai resultar. Parece-me demasiado forçado, se cada um seguir o seu caminho serão mais felizes e olha que ela não era para ti....
O quê??? Não, não é para ti Felipe, eu estou a falar para a Espanha!

Bem sei que somos daqueles vizinhos de prédio de 10 andares, mal nos conhecemos. Mas eu consigo ouvir-te entre  paredes, sei que programas vês, que música ouves, quando te deitas, e depois olha, eu tenho mesmo esta mania das afinidades, daí os "nuestros hermanos", o "povo irmão", a "língua mãe".
E dou-te este conselho: - Livra-te desse Felipe!
Também tivemos há uns tempos três desses e foi uma verdadeira chatice. Para nos livrarmos deles, lá mandamos a "roupa suja" janela fora...

Nunca percebi o mérito da sucessão. Não compreendo as virtudes da Monarquia nem a sua aceitação em povos de Democracia consolidada. Porque raio terá alguém o direito de me chamar de súbdito, apenas por ser filho de outro alguém?
Por cá e apesar dos resquícios mais visíveis da monarquia serem ou um autocolante na parte traseira do automóvel decadente de alta cilindrada, invariavelmente na cor "state deep blue" ou a bandeirinha pendurada na janela a contrastar com as restantes verde rubras, ainda prevalece alguma defesa à sucessão em detrimento do valor do trabalho.
Que razão terão os novos liberais e conservadores, apregoando aos quatro ventos o valor do mérito e do empreendedorismo, ao castigarem  o trabalho e quem trabalha de forma  tão brutal? Será que não existe mérito no trabalho? Será que o único mérito merecedor de premeio é o de ser-se filho ou suceder a alguém ou a algo?

VIVA A REPÚBLICA!!!

Sem comentários: