quinta-feira, 21 de março de 2013

Regresso sem nevoeiro

Toda a gente tem direito à sua opinião. Mas eu também tenho direito a dizer que uma opinião é estúpida, estapafúrdia, ignóbil e idiota. Assim como as minhas podem ser apelidadas disso tudo. É a vida salutar em democracia.
A petição contra a contratação pela RTP como comentador de José Sócrates é tudo isso. Estúpida, estapafúrdia, ignóbil e idiota. Com direito talvez, a ser discutida em plenário da AR. Ora aí está, uma petição capaz de nos salvar da crise, orientar-nos no caminho do crescimento e do progresso.
Sinceramente não compreendo tanta histeria. Não querem ver, não vejam. Ainda não vi nenhuma petição contra os Ulrichs, os Medinas, os Soares dos Santos, os Belmiros, os Santanas, os Durões que fogem do país para servir de capacho a Merkel, os Marques Mendes, os Borges, os Felix, os Relvas deste mundo... Porque é que todos os outros podem e o José não pode?
A memória é curta e já ninguém se lembra que a Troika foi chamada ao país porque o pior primeiro Ministro da história de Portugal, Passos Coelho, queria chegar ao pote depressa. Porque chumbou o PEC IV já aprovado pela UE, considerando que era demasiado austero. E quando digo austero, falo na austeridade que toda a gente trata por tu.
Assim de repente, sou capaz de me lembrar de várias possibilidades para uma petição pública com pouca dignidade, mas suficiente para ser discutida pelos nossos 'pobres' deputados. Desde o pedido de recusa de Relvas abrir a boca, muito menos para cantar, até ao pedido de regresso de Durão Barroso para ser julgado por traição à pátria, incluindo o pedido a favor da tomada no cu de Gaspar...
Ainda assim estou curiosíssimo e ansioso pelo primeiro programa em que Sócrates seja interveniente.
O PSD teve os piores primeiro Ministros da democracia portuguesa, desde Cavaco, passando por Durão e Santana Lopes e acabando em Passos Coelho. Sócrates foi-lhes superior em tudo. É uma opinião... Gostava, ou não, de os ter visto a braços com a maior crise económica e financeira de sempre. Fariam melhor? O resultado do governo de Passos está à vista. Mais troikista que a troika. Não confundir com mais trotskysta que Trótsky.
Os signatários da petição contra o programa de comentário político de Sócrates na RTP são os mesmos que acham normal que a AR faça recomendações ao governo com vista ao regresso de um programa tipo TV Rural?
Quem não preza a liberdade de imprensa e de opinião e a independência editorial da comunicação social, em geral, e da televisão pública, em particular, só merece ter Miguel Relvas como ministro, o mesmo das pseudo, supostas, alegadas pressões a uma jornalista do Público, e o mesmo cujo CV é de rir se comparado com o de Sócrates. Ou será que foi Relvas que se lembrou de recomendar à RTP o regresso de Sócrates? Pena é que não exista também uma petição a favor de mandar Relvas estudar, ainda que em Paris. Também não me lembro de nenhuma petição a favor de calar a Manuela Moura Guedes naquele programa 'travestido' da TVI. E se a houvesse também não concordaria com ela. E que grande boca ela tinha. A lei da rolha não existe ou ainda não existe em democracia. E como me custa ouvir Cavaco no pouco que agora diz, ou Relvas a assassinar a Grândola!
De todo em todo, ainda assim, acho prematuro o regresso de Sócrates ao comentário político. Porque vai ser aproveitado por este (des)governo e por todos os desgovernados contentinhos. Porque pode ser um balão de oxigénio para esta maioria e uma pressão indesejada sobre a já pressionada oposição. Será essa a intenção? Porque Sócrates também tem culpas no cartório. Porque o seu maior pecado é a vaidade. É inegável que uma significativa franja de  portugueses ainda pensa que é o maior vilão da história da democracia. De todo o modo a RTP já garantiu audiências que até aqui provavelmente nunca teve nem teria...



Sem comentários: