terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Especulação sobre Sá Carneiro

No dia em que passam 32 anos da morte de Francisco Sá Carneiro, permitam-me um exercício de pura especulação.
A data de 4 de Dezembro de 1980 - o conhecido caso Camarate - representa um dos maiores golpes dados na democracia portuguesa. Nesse dia, morreu um dos mais sensatos e argutos homens da vida política em Portugal. Um defensor do estado social e dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. Para quem não saiba, Sá Carneiro, começou por ser um ideólogo de esquerda, firme nas suas convicções, não as abandonou, ao contrário também do que se pensa. Apenas não encontrou na esquerda de então espaço para estender o seu vasto conhecimento e a sua acção política. O PS de Soares secava tudo à sua volta, e o PCP era um caso de extremismo e radicalização, dominado por um Cunhal atado ao pensamento comunista soviético.
A visão de Sá Carneiro era social e democrata e aí estabeleceu as suas bases e raízes. Nasceu o PPD/PSD. Um partido mais à direita do PS mas de base e pensamento semelhantes. O PPD nasceu como um partido de centro esquerda. A social democracia de Sá Carneiro permitiu a implementação no país de um estado social que se viria a desenvolver nos anos que se seguiram. Daí que tenha sido possível em 1983 a criação de um bloco central. O PPD/PSD e o PS são partidos do centro democrático, do arco da governação, porque para além de vários pontos em comum, também partilhavam a ideia de um Estado interventivo, social e motor de desenvolvimento.
A especulação vem agora. O que seria de Portugal se o trágico acidente não se tem dado? Porventura, Cavaco Silva nunca teria chegado a primeiro-ministro. Se assim tivesse sucedido, de certeza que já não teria tido a hipótese de enterrar Portugal em betão, abandonando a agricultura, as pescas e as florestas. Ao contrário do que agora resolveu apregoar em jeito de fuga para a frente, tentando, como sempre conseguiu, passar entre os pingos da chuva.
E se não tivesse sido primeiro-ministro, talvez Cavaco não tivesse conseguido arranjar margem de manobra para ser eleito Presidente da República. O pior, mais insensato e mais irresponsável da história da democracia em Portugal. Porque cala a traição feita ao PPD de Sá Carneiro por este bando de garotos disfarçados de estadistas e enfarpelados de governantes. Porque permite com o seu silêncio facebookiano a deriva liberal de um partido que tem nas suas raízes, as pessoas, o Estado e o desenvolvimento da economia.
Por último, talvez Sá Carneiro fosse neste momento o nosso PR, e com muita sorte, talvez Passos Coelho, Gaspar, Relvas e companhia nunca tivessem tido a oportunidade de desbaratar o legado de Sá Carneiro e com isso enterrar o país no lodo e na miséria...

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei como consegues nomear tanta gente PSD e nenhuma PS. Porque talvez Guterres nunca existisse e alimenta-se o monstro criado por cavaco. Talvez o trafulha do Sócrates estivesse em Paris a fazer massa e o que estaria no seu lugar não nos tivesse endividado até 2 metros acima da cabeça....
Mas no geral não foges da realidade, só não a afloras na sua totalidade, o que foi pena...
N. Palas

Unknown disse...

Muito bom Rogério. Abraço.