sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A partilha da felicidade

A memória tem o condão de nos fazer atraiçoar os sentidos e de por momentos nos fazer esquecer o presente. Por muito bom que ele seja, por vezes a nostalgia de momentos passados sussurra ventos de felicidades vividas. Se é verdade que o futuro se constrói no presente, também é verdade que sem memória e sem passado o futuro não existe.
A nostalgia do passado pode ser um lugar de solidão, às vezes apertado, em agonia, que cria um vazio contemporâneo de vivências felizes distantes. Mas toda a vivência também passa por recordar, o segredo está em fazê-lo com um sorriso nos lábios. Esse sorriso, a existir, demonstra que a felicidade foi encontrada mesmo que em pequenas vinhetas fugidias.
Os reencontros com o passado podem ser de desespero, uma pessoa, uma música, um postal, uma fotografia, se não se souber apreender como nos ensinou a crescer. A variedade de sentimentos e venturas, ternuras e êxtase tendem a procura de uma recriação que já não é possível voltar a encontrar ou recriar. A transformação dessa perseguição em obsessão pode levar a uma infelicidade solitária e degenerativa.
Mas os momentos de saudade, de recordação vivem-se hoje, aqui e agora, e é aqui que se devem celebrar. Os sorrisos podem ser vividos sem mágoa, a vida é uma luta diária, mas isso não quer dizer que seja um caminho triste. Tem curvas, sim, mas com bons pneus, sem querer chegar mais rápido que a necessidade, as intempéries e as dificuldades serão ultrapassadas. Quanto maior for a segurança, maior será a certeza de que o caminho se fará. O segredo é o sorriso nos lábios.
O sorriso dos outros também pode ser o nosso. Mas também não se pode viver na insónia de só viver pelos olhos alheios. Mesmo influenciado, o sorriso tem que ser o nosso. Muitas vezes o sacrifício de engolir o orgulho pode ser um exercício de felicidade. Se isso puder fazer alguém feliz.
Em tempos de negrume a esperança constrói-se com um sorriso. Que pode e deve ser compartilhado. A partilha do sorriso é a felicidade. Não se escondam. Partilhem sorrisos e abraços. O caminho ficará mais fácil. Para quem o usa e para quem o recebe... sejam felizes!

Sem comentários: