quinta-feira, 7 de abril de 2011

A máfia quando aposta ganha sempre

Juro que hoje era minha intenção escrever sobre futebol...mas, tal como no domingo em pleno estádio da Luz, também a luz se apagou em Portugal...

E, se no domingo rejubilei com a vitória histórica do meu clube, em plena casa do rival, hoje vivo um dia triste, pelo meu país...
O lenocínio e a extorsão, a máfia e a especulação venceram um país soberano com 800 anos de história...A UE cedeu ao roubo e à chantagem, o poder financeiro finalmente venceu o poder político. Pensem bem nisto, e perguntem se é este futuro que queremos, se são estes valores que desejamos. O cobrador do fraque está a chegar, e nós abrimos a porta, com a cabeça baixa, vergados e envergonhados, como os meninos que estão prestes a levar uma tareia.

Não houve ninguém com a coragem de dizer basta!, nós não pagamos!, que tivesse coragem de taxar a banca, de dizer às agências de rating que podiam ir à merda, juntamente com o lixo dos seus clientes...que em Portugal mandam os portugueses e o seu Governo, que na Europa mandam os europeus e a sua Comissão.
Se é verdade que Sócrates ficou à beira do abismo, também é verdade que Passos Coelho deu o empurrão que faltava. É curioso que ambos vão a votos, e que nenhum será derrotado...alguém tem paciência neste país para a campanha eleitoral que se vai seguir? Não seria melhor o PEC? Que programa de governo poderão apresentar os partidos, se sabem que não vão ser eles a governar? Por muito que tentem, não há como esconder que esta campanha será mais uma vez a do empurra-culpas...e todos são culpados!

Os profetas da desgraça que se regozijam por finalmente verem o FEE e o FMI a desmantelar o país, talvez mudem de opinião daqui a três meses...porque o que aí vem não vai pôr o país na ordem, vai apenas certificar-se que os credores recebem e que Portugal paga. Não vão acabar com PPP's, com empresas públicas deficitárias por norma ou sem qualquer sentido, com empresas municipais, com os jobs dos boys, etc...apostamos o país, eles fizeram bluff e nós mesmo pagando para ver, fomos a jogo e perdemos...

3 comentários:

Anónimo disse...

Até podias dizer basta.. E depois comias o quê? Caules e tubérculos? Tinhas de voltar à agricultura de subsistência e afins??!! Onde ias buscar o dinheiro??
Aquilo que todos viam que ia acontecer já desde há muito, só um ou poucos achavam que não, de forma ou não lunática, enchendo os pulmões com palavras como patriotas e outras...
Os mesmo que diziam que iam acabar com não sei quanto institutos??!! Os mesmos que governam da mesma forma quer sejam minoria quer sejam maioria. Os mesmo que diziam que iam fazer isto e aquilo para conter a dívida e depois não havia maneira de ela diminuir.. etc, etc, etc (vai vir charters..)
Contudo~, justiça seja feita ao josé. Toda esta situação pantosa e vergonhosa de Portugal não se origina nele, espero que acabe nele mas, as suas origens vêm já desde o cavaco, agravados com gueterres, mal tratadas com Durão e bipolarizdas por sócrates (pois em poucos anos tivemos a maior descida e subida de défice).
Sócrates esgotou os nossos recursos financeiros, pelos malabarismos estatisticos que sempre foram feitos em Portugal mas, principalmente, porque nunca percebeu o que se passava, ou pior, nunca quis comunicar a gravidade da situação. E é no último segundo, ou já na compensação que pede a ajuda que, infelizmente, há já algum tempo necessitávamos...
Resta-nos olhar para trás e ver que até nem correu mal sempre que o FMI esteve por cá, claro que está que tínhamos o escudo mas, acreditemos que será novamente assim!!!
Pelo bem país, coloquem-se outros no poder, caso contrário acontecerá o que já aconteceu, foi o Mário Soares (PS) que chamou nas outras 2 vezes o FMI, desta vez será o Socrátes a fazê-lo por 2 vezes se não o mandarem embora?!!

N. Palas

Nuno Figueiredo e Sousa disse...

A verdade é que o FMI com esta será a terceira vez que nos visita e sempre por iniciativa de um PM socialista, há quem diga em Lisboa pelos corredores da Assembleia que este sempre foi o plano de Sócrates, que ao ver que não tinha como se safar dele orquestrou uma manobra que lhe permiti-se parecer menos culpado e daí nasceu o PEC 4 e toda a sua forma que gerou o que gerou. Vejo com pena que esse comentário ainda se fala muito em surdina por medo do PM papão, contudo espero que a verdade venha ao de cima e se retractem aqueles que injustamente acusam o PSD de como diz o amigo Roger "dar o empurrão que faltava".
Vejam o exemplo das notícias do dia de hoje o governo só pede ajuda depois de falar com a oposição, isto devia ter sido sempre assim, mas não acredito que não seja mais do que uma forma de tentar mais tarde impingir um pouco mais de culpa em quem não a tem.
A culpa não é do José a culpa vem detrás de muito atrás dos governos do betão de Cavaco dos jobs for the boys de Guterres, do tempo das vacas gordas que fizemos questão de tirar até à ultima gota.
No que a mim respeita não podia estar mais de acordo com o facto de dizer ao Nicolas e a Dona Angela que aqui mandamos nós, que pagamos quando pudermos e mais importante que podem ficar com o ECU (sei que é euro, mas vai dar melhor pra rima) e o metam no.... =) Só tinhamos a ganhar se estivessemos estado quietos com o euro. Continuavamos um país baratinho, que com ingleses e europeus a verem que o euro aqui valeria muito encheriam as nossas costas durante o bom tempo, e outros não se tinham mudado pra China. Alguns pensaram, não teriamos tanto poder de compra...mas eu digo não estariamos tão endividados e muito menos a pensar em FMI´s ou outros amigalhaços salvadores. É olhar pra inglaterra mandaram à fava o euro continuam com a moeda deles e não lhes caiu o céu em cima. Os mediocres é que fomos at´ras dos alemães e frances que tiveram medo, muito medo de se verem altamente ultrapassados pelos americanos, e essa nunca foi a nossa guerra. Pra pontualizar...são esses mesmos americanos que con as suas agencias de rating dizem os bons e os maus na economia mundial, já somos classificados como frigoríficas A++ B ;B-, etc...
Eu voto por Portugal, por um quase orgulhosamente sós, a nossa vida sempre foi o mar e o turismo e alguma indústria. Mandemos o euro pro Nicolas e pra Angela, voltemo-nos pra dentro, e façamos no alentejo uma Las Vegas europeia, e sem petroleo podemos andar de cabeça erguida como um país de classe média, não como um quis passar por novo rico.
Aquele abraçooo

marco disse...

Pois é amigo...
Ele vem aí charters...
Mas é com gajos do FMI!
Pode ser que até venha lá um chinês, pro Sporting.
Por uns momentos tive vontade de bazar pra Espanha, mas esses vão a seguir.
Isto não é porque um coelho (artista a querer saltar da cartola) ou um sócrates (já meio alucinado, tal Nero a queimar Roma) digam ou queiram. Ou mesmo porque o Ricardo Salgado e sua pandilha digam que não emprestam guito.
Ele é mais simples.
Euro fraco, dólar forte!
Barris de petróleo medem-se em que??? em euros??? - Nã!!! é em doláres ma friends!
Quem é que deve guito aos chinos???
Os States! Logo dólar forte, menos guito custa a pagar, e petróleo um pouco mais acessível, porque?
- Porque os States ainda têm política monetária e ainda cunham dólares.
Não se esqueçam que as Fitches as S&P e as "Noddys" é tudo dos States!
E... Porra! Não é que se pode fazer lobbying, na boa, nas terras do uncle Sam!?

Portantos pá, eu gostaria de deixar aqui a sugestão para se fazer uma petição a favor da candidatura da Joana Amaral Dias a 1ª ministra. Já que o local está reservado a um boneco, acho que ela ficaria melhor como "objecto".
Um ganda Xi Coração!
Marco Chaves