sexta-feira, 8 de abril de 2011

Porque hoje é sexta

A brisa lá fora dança com as árvores semi nuas, o riso de crianças que se atropelam, na fugaz tarde de uma sexta-feira primaveril, faz-me observar o mundo pela janela. Saí, dois homens sentados num vão de escada fitam o horizonte, na busca insaciável de um sinal de esperança. Já cá estavam ontem. Passo sem os ver, tentando prescutar o seu passado. Por que escolhos passariam para chegar até aqui, e neste cruzar envergonhado, de quem sabe que a vida é mais amarga para uns do que para outros. Aí está uma boa causa, farto da menoridade ridícula em que se diz que é feita justiça.
Entro no café, os do costume lá estão, divididos por uma parede invisível, a um canto, grita o apresentador teatral, a família rendimento mínimo, pai, mãe e dois filhos menores, ao fundo, continua, o senhor reformado, de tez queimada pelo sol, de rugas de suor, e de uma vida de trabalho que lhe pesa no corpo vergado. Um descafeinado, peço com a certeza de que o café faz mal à saúde. Entra o homem do talho, e a vizinha que tem um minimercado. Um pingo e um café, e o Benfica que é o maior...olhe que não, que o campeonato já foi. O dono detrás do balcão, espreguiça um sorriso orgulhoso, de bom pai de família, aquele olhar arrogante de quem sabe o que é bom e de quem venceu na vida. Evitam falar do país, que adianta discutir, a vida continua e o futebol alimenta a alma.
Agradeço o dístico azul colado na porta e acendo um cigarro. Entram os trolhas, da mini pós-almoço, o FMI a encher-lhes a boca. Desdenham do patrão e amaldiçoam a sorte e o tempo. Bebem de um trago, e falam da bola. O cimento nas calças é a prova indesmentível, que o trabalho se vai fazendo, ao sabor do possível e do cheque ao fim do mês. Saiem divertidos, afinal hoje é sexta-feira.
Telefonema, clientes daqui a cinco minutos. Que merda! Hoje é sexta-feira. E a vida continua...

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me digas que abandonaste a tua prosa política? Ou será que pensas editar um livro à José Rodrigues dos Santos e andas a fazer ensaios?
Não está mal... Só te corrijo na parte do café fazer mal??! A não ser que sejas hipertenso, diversos estudos demonstram os seus benefícios numa dose correcta que não ultrapasse os 3.

Abraço e bom fim-de-semana
N. Palas