terça-feira, 9 de junho de 2015

A TSU da Manuela e outras escolhas

Confesso que nunca vi o programa da RTP 'Barca do Inferno' por causa de uma das comentadoras residentes que me irrita profundamente. Obviamente falo de Manuela Moura Guedes, a ex-deputada do CDS, que encetou uma cruzada há vários anos de ódio, escárnio e maldizer contra tudo o que mexa à esquerda do panorama político. Ontem terá abandonado o programa em directo porque o moderador Nilton a terá aconselhado a ter melhor educação. Ora, isso basta para que acredite na peixeirada que a senhora estaria a protagonizar. O vídeo foi apagado pela RTP, mas sei que se discutia a proposta do PS para a descida da TSU.
E isso é o que verdadeiramente importa. Discutir propostas. Desde que quem as discuta esteja de boa-fé, o que não é o caso seguramente da Manuela.
O PS assegura que a descida da TSU dos trabalhadores irá proporcionar um aumento do crescimento através do aumento do consumo interno. É lógico o argumento, carece de confirmação. Por isso, se fazem escolhas, por isso se apresentam propostas, por isso se vota e opta.
A coligação de governo, já sabemos, propõe mais do mesmo, com um alívio aqui e acolá, consoante lhe aproveite em termos eleitorais. É o governar à vista a que nos habituaram. Aliás, a apresentação (imitando sem sucesso a forte estratégia socialista) das linhas gerais do que será o seu programa de governo é uma mão cheia de nada, chegando ao cúmulo de anunciar que não apresentarão nenhuma medida ou proposta para a reforma da segurança social porque necessitam de um consenso com o PS. Pena é que a ministra das Finanças tenha aberto o jogo há 15 dias e dito que era urgente cortar 600 milhões de euros nas pensões. Assim, fácil. Passos e Portas bem tentar esconder, mas a única medida que teem e sabem fazer é mais um corte nas pensões. Não é que a medida do PS seja melhor sobre o assunto. O PS, numa resposta amadora de quem nada sabe, veio dizer que tapará o buraco da segurança social abrindo outro no Orçamento de Estado. Tudo isto são assuntos demasiado sérios para as politiquices e os jogos florentinos a que nos habituaram. Os eleitores têm capacidade para saber a verdade sobre as pensões que recebem e virão a receber.
Destarte, este governo e esta coligação são um mito urbano que urge apagar da nossa memória colectiva, principalmente agora que existe uma alternativa que se impõe e que permitirá fazer escolhas. Essa virtude ninguém lha tira. Tem um programa sustentado e completamente distinto do que o governo vem a fazer há 4 anos. É pois, e ao contrário do que era habitual, um programa que se apresenta a sufrágio, meses antes das eleições. Não é surpresa para ninguém que será a minha escolha. Mas, a vantagem é mesmo essa, pela primeira vez os eleitores vão saber o que estão a escolher... Entretanto deixo aqui a resposta ao senhor primeiro Ministro sobre o mito urbano que tentou criar...


P.S.- Entretanto já consegui ver a saída da Manuela Moura Guedes do programa de ontem e confirma-se toda a sua arrogância, má-criação e até algum desespero...

Sem comentários: