terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Os cães ladram e a caravana passa"

Expressão que se utiliza quando se quer dizer que alguém critica muito, fala muito ou grita muito mas sem qualquer acção eficaz e que permite ao seu alvo actuar como se nada fosse.

Obviamente que me refiro à moção de censura anunciada pelo BE para daqui a um mês, quando o PR já tiver tomado posse para um novo mandato. Aliás é interessante comparar o que as gerações mais novas estão a fazer pela democracia nos países do Norte de África e do Médio-Oriente, e o que a nossa geração de políticos faz pela nossa democracia. Parece que estão a brincar à política. Louçã é daqueles 'cães' que ladram mas não mordem. Qual é a vantagem de anunciar uma moção de censura para daqui a um mês? Nenhuma. Só denota falta de responsabilidade, porque se os mercados são especulativos, então o que não será se houver a possibilidade do Governo cair. Mas só daqui a um mês. E, não contente com isso, Louçã anuncia, depois de saber que o PSD não alinhava na caldeirada, que a moção é também contra o PSD e as políticas de direita.

                                    PAUSA    RISOS    ESTUPEFACÇÃO   !!!

Mas então ele não queria derrubar o Governo? E se derrubasse o Governo não seria mais provável que quem ganhasse as eleições seria a direita? A direita mais à direita de sempre? E se o Governo cair as políticas vão mudar?, quando se sabe que quem manda é o eixo liberal Franco-Alemão?
Louçã, na sua ânsia de suplantar o PCP, precipitou-se e quando o PSD lhe tirou o tapete, enterrou-se de vez. A moção é para alemão ver, e a caravana vai passar...Uma moção de censura anunciada para daqui a um mês, sem sequer se conhecerem ainda os números da execução orçamental é pura demagogia populista que lhe vai rebentar nos dedos. Louçã transformou o BE no PCP dos pequeninos.
Só em Portugal é possível um governo minoritário de esquerda, em que a dita esquerda não quer participar...E isso também é culpa de Louçã.


Quanto ao número de deputados, meus amigos, pelo amor da santa, somos dos países com menos deputados por habitante de toda a Europa, mesmo que comparando com países com semelhante população. É por isso uma falsa questão a redução do número de deputados, para além de que o impacto no orçamento é quase nulo.
Querem renovar o sistema eleitoral? Passem a eleger deputados por círculos uninominais e aí sim estes estarão mais próximos de quem os elege, alterem a Constituição e obriguem os partidos a entenderem-se para nunca mais haver governos minoritários, Portugal é a única excepção em toda a Europa, pensem a sério numa regionalização, extingam as empresas municipais, as PPP's e os organismos públicos que não servem para nada, diminuam as freguesias e os próprios municípios.

Política e democracia com responsabilidade e a favor de nós todos...urgente!


Sem comentários: