quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Maradona

O mais genial de todos os tempos. O génio que mais me fez gostar de futebol... com quem aprendi a gostar de futebol, foi hoje sentar-se ao lado dos deuses. A fantasia e o sonho de um puto poder jogar como ele. A felicidade de o ver a dar toques numa bola. A alegria de o ver jogar com a alegria com que jogava. Tenho na memória uma infância/adolescência feliz, também por causa dele. E se me lembro! Que privilégio poder dizer que o vi jogar. Quando se perdem referências, perde-se um pouco de nós, e aquele Maradona foi um pouco de mim e de nós, os que gostam de futebol e não só. E de repente lembro-me de quem via esses jogos comigo. Do meu avô, do meu padrinho e do meu pai. Desses jogos e dessa magia. Lembro-me do Maradona, e de outros, mas sempre do Maradona. 'O futebol é a coisa mais importante dentro daquelas que menos interessam.' Arrigo Sacchi.

Dizem que ninguém ganha jogos sozinho, mas Maradona esteve perto disso. A mão de Deus seguida do golo de todos os golos. O golo do século, dos mundiais, de uma geração. O pé esquerdo de Deus.

A sua vida dava um filme? Vários. Durante a carreira de futebolista e depois dela. Há quem não gostasse, mas só da parte em que punha a boca no trombone. Com drogas ou não. Com álcool ou não. Com Fidel ou na luta contra a corrupção na FIFA. Mais à esquerda como o pé que tinha mais à mão. Imperdoável para os conservadores fofinhos. Imparável fora do campo como dentro dele. Sempre serei Maradona.
Diego não foi um exemplo como homem, viveu nos limites, tal como em cada finta em campo, mas nunca se escondeu, nem foi hipócrita. O jogador do século, com drogas ou máfia, foi aquilo que quis ser... loucos há muitos no futebol, génios não, só há um. Os outros, são os outros, e para mim vêm a seguir.
Percebo algumas piadas dos rapazolas que ainda têm a mania que mandam umas piadas, que ainda acham que mandam umas piadas, mas não entendo... sinceramente... alguns nascem para ser lendas, a maioria nem para uma nota de rodapé.
Até nisso, Maradona continua a ser diferente... ele que sempre foi diferente... melhor...



Sem comentários: