quinta-feira, 19 de março de 2015

Eu, o pescador e o Pedro

" - Que morra aqui ceguinho se isto não for verdade!"

Esta era uma das frases predilectas do meu avô materno quando queria mesmo que acreditássemos em algo que nos estava a contar. Se bem que a meu ver, alguém morto já não vê grande coisa, mas não deixa de ser um pleonasmo dramático o suficiente para que acreditem nos que vos vou contar a seguir:
Terá sido por meados do mês passado que eu, guiado pelas previsões de um site checo, o "Windguru", rumei à Lagoa de Albufeira à procura dos prometidos 15 nós de vento noroeste que me iriam encher a barriga numa bela sessão de Kitesurf.
Mas porque raio vou eu confiar num site de gajos que não têm mar?
Deve ser pela mesma razão que se explica o fascínio de um trasmontano por actividades marítimas. Excesso de sal na comida :)
Pois bem, lá chegado o vento nem vê-lo. Estava um dia cinzento que convidava era a um retiro no tasco da zona. Foi o que fiz e lá encontrei o pescador, amigo de um outro pescador que eu conheço e sendo eu também um projecto de pescador, iniciamos uma amena cavaqueira em que tentei retirar o conhecimento que me permita algum dia sacar um robalo ao mar. E não vos engano quando digo que aquele pescador já "matou"* muitos robalos.
Depois de discorrer pelos anzóis de carbono e pela não necessidade de entrar na água para tirar o peixe, o pescador, homem de olhos claros e pele vermelha queimada pelo sol, o que me faz acreditar que perto do cabo Espichel existam mesmo descendentes de um tal "Sir Gabol", corsário inglês cuja vasta descendência é conhecida naquelas bandas com o  nome de família "Gaboleiro", falou de canas.
Disse-me que uma simples cana de €40 e um carreto velho mas robusto, bastavam para "matar" um robalo e que mesmo que quisesse não podia aspirar a  mais.
Uma multa por pescar sem licença e dívidas à Segurança Social resultaram na penhora do carro e no pedido de pagamento de uma dívida de €600 em prestações, que sabe que não vai conseguir cumprir.
- Só se fosse para pagar €20 por mês em 20 anos. Assim o disse, e assim percebi que aquele rosto não estava marcado só pelo sol.
Ao cair da tarde levantou a Nortada e eu fiz kite.

E o Pedro? Bem esse não sei, mas acho que nas escrituras dizia que também era pescador...

* gíria sesimbrense

Sem comentários: