sexta-feira, 23 de maio de 2014

Palito

'Palito' é um homicida. Que o povo elevou a herói. Gostava sinceramente de perguntar aquela gente toda que o aplaudiu à entrada para o tribunal se teriam a mesma atitude se o 'Palito' tivesse assassinado a sangue frio, com tiros de caçadeira, as suas queridas mãezinhas. Se tivesse esfrangalhado a cara da sua querida filhinha, ou o corpo da sua bela mulherzinha ou do raio que os parta.
Ou estariam a aplaudir quem andou a gozar com o ministro da Administração Interna e com a ministra da Justiça durante um mês e que só foi apanhado porque se entregou?
Perante tudo isto, o Estado de Direito volta a fazer figura de tolo. Tem um palito enfiado nos dentes. A polícia andou a fazer turismo rural, demorou mais de um mês a apanhar um velho que todos na aldeia sabiam onde se escondia. Bin Laden não sabia da existência de Valongo dos Azeites, ou nunca teria sido apanhado. É incrível a leviandade com que as pessoas literalmente troçam da lei: ajudaram, alimentaram e deram guarida a um criminoso procurado.
E, suprema vergonha, ainda o aplaudem à porta do tribunal.
A fazer lembrar os ignóbeis de Lousada que queriam esfolar vivo Afonso Dias, após ter sido absolvido do rapto do João Pedro.
Ou os energúmenos que agrediram Francisco Assis em Felgueiras em defesa da também fugitiva e criminosa Fátima.
Exemplos não faltam, infelizmente, de pessoas tresloucadas e ignorantes de quem tenho vergonha de ser compatriota.
Sinais dos tempos. Tempos que pensei há muito passados.

Sem comentários: