quinta-feira, 23 de agosto de 2012

De que tem medo Julian Assange?

A Inglaterra protegeu o ditador Pinochet e agora ameaça invadir a embaixada do Equador para capturar Assange. Dois pesos e duas medidas, são sempre a escapatória da incoerência e da falta de escrúpulos. Ameaçar invadir uma embaixada é o mesmo que ameaçar com uma declaração de guerra. Nós sabemos que Assange divulgou o logro e a pirataria que representou a intervenção inglesa, escudada na americana, do Iraque e do Afeganistão. Sabemos por causa do Wikileaks, mas saberíamos na mesma porque as supostas armas de destruição massiva nunca foram encontradas até hoje.
A Inglaterra deve um pedido de desculpas ao Equador, em nome das relações e do direito internacionais e da saudável convivência entre estados.
Coisa completamente distinta, é perceber porque é que o Equador deu asilo político a Assange. Para enfrentar os poderes colonialistas ingleses e americanos ou simplesmente por necessidades da campanha eleitoral presidencial de Correa, o presidente em funções lá do sítio, que tem eleições marcadas para Janeiro.
Quanto a Assange, que tanto apregoa a liberdade e a justiça, de que é que tem medo? A Inglaterra quer extraditá-lo para a Suécia onde tem um mandado de detenção por queixa de alegadas violações e abusos sexuais. A Suécia já disse que quer julgá-lo e não extraditá-lo para os EUA, até porque não existe nenhum mandado de detenção por parte dos EUA em relação a Assange. Assim sendo de que tem medo Julian Assange? Ou a justiça também se lhe não aplica. Se está inocente, que se vá defender, não se esconda... De qualquer das formas nunca gostei de 'bufos' nem de cusquices, ainda que praticadas ao mais alto nível. E Assange ganhou notoriedade por ser 'bufo'.
Gosto de saber que o que é privado assim continuará, sem que ninguém ande por aí a bisbilhotar.

Sem comentários: