quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A estratégia do Rei

"O Governo vai propor aos parceiros sociais a eliminação do 5 de Outubro e do 1.º de Dezembro, da lista de feriados obrigatórios", anunciou hoje o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, no Público.
O Álvaro veio do Canadá, onde esteve muitos anos a aprender e a ensinar como se constrói um Estado liberal, próspero e concorrencial. O Canadá que é um dos países mais desenvolvidos do mundo, mas que é uma monarquia constitucional, regida por um governo parlamentar e que tem como Chefe de Estado a Rainha de Inglaterra, nada tem a ver, portanto, com o nosso rectângulozinho à beira-mar plantado.
Quando cá chegou, o Álvaro, depois de ser convidado para ministro da economia, vinha com um sonho: aplicar a Portugal a receita canadiana. Mas, o que encontrou foi um país definhado, afogado em dívida e atado pelos seus congéneres europeus.
Então o Álvaro logo tratou de delinear uma estratégia que pudesse abrir caminho ao seu sonho. Ajudado pelos seus apaniguados neo-liberais, começou a pôr os tugazinhos na ordem. Primeiro desbarata-se o trabalho, liberaliza-se o despedimento e cortam-se os salários. Castiga-se a classe média com austeridade e empobrece-se o país para ficar mais barato a quem o queira comprar às peças. Privatiza-se o sector empresarial do Estado, mesmo que se venda à grande e liberal 'democracia' chinesa.
A seguir o Álvaro definiu como estratégia exportar os pastéis de nata, e se conseguir vender dez a cada chinês, resolve-se o problema da dívida.
Por fim, acaba com a noção da República em Portugal, elimina o feriado do 5 de Outubro e abre caminho à monarquia, chama a Rainha de Inglaterra, serve-lhe um chá das cinco com um pastel de nata, e explica-lhe que também nós não queremos o euro. A senhora delicia-se com a iguaria e sai convencida que Portugal é uma monarquia que merece fazer parte da Commonwealth. O último passo é adoptar a língua inglesa como língua oficial e trocar Camões por Shakespeare, e assim acabar finalmente com o estorvo que representa o 10 de Junho. Como a religião predominante em Inglaterra é a Anglicana, reformada e protestante, está o caminho aberto para acabar também com os feriados católicos portugueses, que dúvidas não haverá, serão enfim inconstitucionais porque a nova monarquia terá também a tão almejada nova constituição. Assim se acaba também com as queixas de Cavaco, porque o novo Chefe de Estado português será a Rainha de Inglaterra, que como toda a gente sabe, não tem problemas nenhuns para suportar as suas despesas, uma vez que não vive acima das suas possibilidades. O Canadá nunca teve praias e sol como aqui neste cantinho. Parabéns Álvaro por seres um visionário.


Sem comentários: