quarta-feira, 6 de julho de 2011

Murro no estômago, murro na mesa!

LIXO?! Quem são esses filhos da puta para classificarem um país com mais de 900 anos de história como lixo?
Eu sei, nós exageramos sempre... não é o país, é o risco de incumprimento, a dívida, sempre a dívida... Mas a pergunta tem resposta. A Moody's, uma agência de notação financeira americana, que juntamente com a Fitch e a Standard & Poor's regulam a seu bel-prazer o comércio mundial... Os mesmos filhos da puta que atribuíram a classificação AAA a todos e mais alguns dos célebres produtos tóxicos, que deram origem à crise americana do subprime, e que consequentemente se alastrou à Europa. A história já é mais que sabida. Tal como sempre defendi, mantenho que não pode haver credibilidade para este sistema. Qual a razão para que depois de entrar a troika, mudar o governo, com nova maioria e com novas medidas extra pacote de ajuda externa, a nossa dívida passe a ser cotada ao nível de lixo e os juros continuem a aumentar? A resposta vem a seguir - a sua credibilidade advém de quem lhes paga, e esses são os agiotas anónimos que ganham fortunas à pala da crise e dos contribuintes. Os outros são os que querem recuperar com juros o que perderam em negócios de alto risco. Pergunto eu agora: que adianta o novo imposto sobre o rendimento para o Natal? Grande murro no estômago...
O problema está na resposta que a UE não sabe dar. Para quando um murro na mesa? A solução poderia passar pela emissão de eurobonds, pela criação de uma agência de notação europeia, por um aumento do orçamento da união para fazer face aos seus próprios problemas. Mas até haver coragem para isso, até a Europa mudar de líderes, até aparecer alguém com o estômago de Churchill ou de Helmut Kohl a Europa definhará, afogada em juros e em defaults.
Outra solução seria a saída da moeda única, um desastre! Mas que pelo menos e em última ratio nos permitiria decidir o nosso próprio futuro no dia seguinte.
Importante mesmo é que se definam. Ou somos europeus, ou saímos do euro.

1 comentário:

marco disse...

Gostava de recordar um trecho de um comentário que já deixei neste teu espaço a 7 de Abril deste ano, que apesar de estar numa versão soft de consumo em qq tasca, é a realidade a 7 de julho presente:

- " Ele vem aí charters...
Mas é com gajos do FMI!
Pode ser que até venha lá um chinês, pro Sporting.
Por uns momentos tive vontade de bazar pra Espanha, mas esses vão a seguir.
Isto não é porque um coelho (artista a querer saltar da cartola) ou um sócrates (já meio alucinado, tal Nero a queimar Roma) digam ou queiram. Ou mesmo porque o Ricardo Salgado e sua pandilha digam que não emprestam guito.
Ele é mais simples.
Euro fraco, dólar forte!
Barris de petróleo medem-se em que??? em euros??? - Nã!!! é em doláres ma friends!
Quem é que deve guito aos chinos???
Os States! Logo dólar forte, menos guito custa a pagar, e petróleo um pouco mais acessível, porque?
- Porque os States ainda têm política monetária e ainda cunham dólares.
Não se esqueçam que as Fitches as S&P e as "Noddys" é tudo dos States!
E... Porra! Não é que se pode fazer lobbying, na boa, nas terras do uncle Sam!?"

Esta nem o Prof. Marcelo!!
Para pedir os n.º do euromilhões...
enfim esse é o departamento de um outro flaviense...