terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Cão sem dono

O relatório emitido ontem pela OXFAM dá conta que, no próximo ano, um por cento da população mundial vai deter mais riqueza do que o resto dos 99 por cento, pondo a desigualdade a atingir níveis obscenos com o sistema capitalista desenfreado e desgovernado.
Para combater a desigualdade, nos EUA, Obama anuncia hoje medidas que incluem consideráveis aumentos de impostos sobre os muito ricos, sobre heranças e sobre os bancos.
Na Europa também se ensaiam mudanças mas nada disto ainda.
Na ultima semana, a Comissão Europeia decidiu finalmente que algum investimento público deixará de contar para o défice, embora para já, a medida abranja apenas países com défices abaixo de 3%, e, portanto, não se aplique ainda a Portugal, mas todos os países podem suavizar a austeridade, alargando o calendário, desde que realizem reformas estruturais.
Mas isso exige que Governo e Presidente da República se batam na Europa pelo reconhecimento dos sacrifícios que já fizemos em Portugal, exigindo-se também uma linha de negociação permanente em Bruxelas em representação do Estado.
Ora, capacidade diplomática e política é o que este Governo não tem, nem quer ter, como está à vista no fiasco quanto à Base das Lajes, e no abdicar do controlo público na PT e na TAP. Nem interessa muito se a Base das Lajes tem porta aviões ou se é uma bomba de gasolina. Interessa é a forma como se permite que se ponha e disponha do território nacional sem qualquer tipo de justificação.
Este governo continua na senda da defesa da tese do 'orgulhosamente sós', apenas com o beijar do chão da Sra. Merkel. Numa Europa onde a Alemanha se financia a 0% ou 1% e a Grécia a 10%. Um governo que não tem estratégia nenhuma que não seja vender os anéis ao desbarato. Que reduziu o país à insignificância, e a quem os aliados e credores tratam como descartável e a quem já nem vale a pena dar qualquer tipo de satisfação. Um cão sem dono a que se dá o pontapé no traseiro da ordem.

Sem comentários: