quinta-feira, 9 de junho de 2011

Até sempre...

O dia acordou cinzento... o dia do teu funeral...

Certo dia conheci um Amigo. E que fazia questão de me tratar por Amigo. Um Amigo que encarava a vida de frente,  sem nunca recear o que quer que fosse. Deu num excelente Advogado. Encarava a profissão da mesma forma que encarava a vida. Pelos cornos! Mas a vida passou-lhe uma rasteira. Tirou-lhe a felicidade de viver que contagiava as paredes lá de casa. Era demasiado feliz! Mas nunca se esqueceu das pessoas que amava. Até ao último suspiro... Trazia-as no coração. E isso, nunca deixou que ninguém lhe roubasse.

Meu amigo: eras alegria em todos os momentos. Agradeço-te todos aqueles que passei contigo. Quantas vezes terás fitado a paisagem com a agonia e o desespero dos condenados. És como a nostalgia de quem chega a casa após uma longa viagem. Sei que nunca te intimidaste, apenas tinhas saudades daquilo que já não podias ver. Eu tenho saudades daquilo que já não veremos juntos. Partes agora, deixando para trás um sofrimento atroz que não merecias. Dizem que a vida continua... mas não continua igual...
Deixaste uma carta a Deus que eu agora Lhe vou enviar registada e com aviso de recepção... Até sempre meu Amigo...


"Carta a Deus
No meio de tudo (ou talvez do nada!) pergunto onde estás, onde estiveste, qual o motivo para não me teres ouvido ou simplesmente porque não me ajudas a recuperar o que foi perdido. Lá no fundo, mas bem lá no fundo, eu sei que estás comigo, mas, para meu bem, não podes satisfazer todos os meus sonhos, os meus desejos. Sei que não podes pôr no meu caminho o que eu queria e quem eu queria;

Estou perdido e sei que o sabes…e como o sabes tão bem.

Terei o que mereci? Será que fiz para o merecer? Será que assim teve de ser? Não quero que me respondas, mas se consegues acompanhar a leitura de tudo isto ao som do teclado do computador, então pensa comigo: se eu só queria ser feliz, porque não me deixas ser? Porque estás a pôr uma pedra no meu caminho? Não faças mais…não deixes que me continuem a magoar com a agressividade da voz e com os fragmentos dos momentos. Dá-me força e alma; dá-me um corpo coerente e uma mente sã; dá-me o cheiro dos lírios e o dom da beleza. 
Não sou exemplo pelo que faço ou pelo que sigo, pelo que idealizo ou pelo que projecto, mas sou exemplo pelo coração que me deste e que me ensinaste a construir: sou exemplo pela força que transmito a quem precisa, pelas vezes que afago as palavras dos momentos menos bons, sou exemplo pelo raciocínio de amor.
Sabes que não sou o mesmo. Sabes que sofro e que me magoam. Sabes que tento ser forte, veloz e autónomo…mas dentro de tudo isto impera a fragilidade dos momentos e a incongruência do meu entendimento.
Peço-te, mais uma vez, que me devolvas a forma de gostar e de admirar. Quero voltar a admirar a arte de viver, cada momento bom da vida, cada conquista, cada desafio, cada oportunidade. Dá-me luz, muita luz, para que possa iluminar o rosto de quem amo.
Faz do meu ser um exemplo de amor. Faz de mim um instrumento de paz. Faz de mim a conquista, para que a dúvida nunca me guie.
Mesmo sem endereço, envio-te estas palavras e estes desejos. Ajuda-me por favor, não aguento mais.
Abraça-me sem o toque…"



2 comentários:

Inês disse...

:( Fomos felizes com o Tó Zé...Obrigada Rogério pela tua homenagem. Agradeço ter tido o privilégio de passar bons momentos com ele e convosco, pois essa memórias não perecem, ficam para sempre. Até sempre. Inês.

Marco disse...

Não posso deixar de me associar a ti nesta sincera e sentida homenagem a uma amigo que não poderá ler connosco as bonitas palavras que por ele e para ele dedicaste num dia tão difícil!
Mas estou certo que o nosso amigo partiu ciente de quem foi e da marca que deixou em todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de conviver.
Eu sou um desses privilegiados e, não sendo a vida mais que uma série de momentos, positivos e/ou negativos, a contabilizar no seu final, bem como uma linha que se cruza com muitas outras, correspondentes às vidas das pessoas que vamos encontrando e que de algum modo reclamamos como fazendo parte das nossas próprias vidas, vou deixar uma última mensagem ao nosso amigo que partiu e que nunca esquecerei:
Amigo, agradeço-te por todos os momentos que vivi na tua presença, com a tua companhia, com a tua alegria única e que jamais esquecerei. Agradeço-te por a linha da minha vida se ter cruzado com a linha da tua vida em variados momentos que me marcaram no mais profundo do meu ser, ao ponto de te reclamar como meu amigo e não apenas como alguém que a dada altura conheci e com quem por alguns momentos convivi.
Agradeço-te pelo exemplo do que foste e pela lição de vida que me ensinaste, quase sempre com um sorriso estampado no rosto. E é precisamente esse sorriso que recordo e recordarei até ao dia em que nos voltaremos a encontrar onde quer que estejas neste momento!
Um abraço sentido, adeus e até sempre!
Marco