quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Deus e o Mundo

Como é certo e sabido de todos, Deus meteu 15 dias de férias e deixou o mundo em auto-regulação. Só que os 15 dias celestiais correspondem em tempo humano a mais ou menos 3000 anos...Ora, ainda só passaram mais ou menos 2000 anos desde que Deus resolveu visitar outras paragens, pelo que ainda faltarão alguns anitos até ao seu regresso.
Ora, como é costume dizer-se "patrão fora, dia santo na loja". E nós terráqueos, fomos fazendo como pudemos...inventámos umas religiões e umas igrejas para pôr o pessoal na ordem, ameaçando-os com o possível regresso do Chefe e criámos um CEO, representante do Chefe no mundo, que se encarregaria de gerir a empresa católica, a mais influente de todas.
Século após século, os CEO's (papas) foram-se sucedendo, com apoio nos seus estatutos, criados unicamente para castigar e despedir os prevaricadores. E, olhando unicamente para o seu próprio umbigo sedento de poder e riqueza, não se deram conta do crescimento rápido de outras empresas do sector, que imediatamente reclamaram o seu papel no mundo.
Ora, se os homens se podiam auto-regular, decidiram também que os mercados de capital - e aqui já estou uns séculos mais à frente - também podiam fazer o mesmo. Foi o que se viu...sem Chefe que definisse estratégias e objectivos, os mercados estouraram e com eles os Estados que se deixaram regular por eles, em vez de ser ao contrário.
A empresa católica continua a ser rica, não está em risco de falência, mas o seu poder e influência, foi, e bem, substituído por aquela do capital. E, como agora quem manda é o capital, ficamos sem saber a que CEO nos dirigir...quem é que manda afinal? A Sra. da Alemanha que meteu a UE na gaveta? O Sr. da China que quer meter a UE na sua gaveta? O Sr. dos EUA que já mandou muito e agora não manda quase nada? O Sr. da Rússia que quer mandar mas não tem como? O Papa que já mandou e agora não sabe o que fazer sem o Chefe? E em Portugal? Quem manda?
Aí a resposta é fácil: manda a Sra. da Alemanha que só quer saber do seu capital, mesmo que ponha em risco toda a UE (aliás, cada vez que abre a boca é uma pazada de terra em cima da nossa urna)...mandam os bancos e os banqueiros, mandam as agências de rating, etc...
E quem não manda e devia mandar? Cavaco que é o Chefe mas tem falta de comparência, os Magistrados que são òrgão de soberania mas têm sindicato que fala por eles, tirando-lhes a pouca credibilidade que ainda têm, o Ministro das Finanças que já não sabe, Sócrates porque já não o deixam, Passos Coelho porque ainda não pode e não sabe se sabe.
E na Madeira? Manda Portugal? Não! Manda o Alberto que tem um dos maiores ratios de funcionários públicos por população, que fez uma lei de excepção para poder continuar a usufruir da sua reforma de quatro mil e tal euros e ainda tem lata para dizer que o Estado é ladrão e chamar filhos da puta aos jornalistas que descobriram o embuste.
E no Partido Socialista, dizem que vai mandar Francisco Assis, que contou esta semana com o apoio de peso e surpreendente de António Costa. Aplaudo de pé...
O que me vai valendo é que no futebol manda o FCPorto.....

Sem comentários: